Tecnologia e economia

Conversas sobre tecnologia e economia para o momento do café

Meu nome é Davi Carvalho. Eu sou engenheiro de software e resido em Campinas, SP. Neste espaço eu compartilho textos sobre tecnologia, economia, startups e outros assuntos para o momento do café.

Twitter: @davisilva 

LinkedIN: br.linkedin.com/in/davisilva/

Sistema tributário brasileiro e o custo Brasil

Linhas de código para apurar impostos (IVA x ICMS)

Linhas código no software para apurar impostos (Europa x Brasil)

Artigo do Sérgio Lamucci "O caos tributário e a produtividade" [1] mostra um exemplo simples da complexidade do sistema tributário brasileiro: uma multinacional de bens de consumo com presença na Europa "precisa" de 20 linhas de código para apurar o imposto (IVA); no Brasil, são necessário 20.000 linhas de código para apurar o ICMS e este código, certamente, tem manutenção diária.

Outro exemplo, o contencioso tributário da Petrobras como porcentual (%) do seu patrimônio líquido: 47%! Imaginem o tamanho da equipe que a estatal precisa para monitorar estes processos.

Contencioso tributário da Petrobras: 47% do seu patrimônio líquido

 

Todo este cipoal tributário explica, em boa parte, o nosso "Custo Brasil". Dados do Instituto  Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) estimam que, apenas em 2016 (Jan a 15-Ago), já foram arrecadados R$ 457 bilhões em tributos [2], apenas no estado de São Paulo.

[1] "O caos tributário e a produtividade", Valor Econômico. Link: http://www.valor.com.br/brasil/4669313/o-caos-tributario-e-produtividade

[2] Link https://impostometro.com.br/#arrecadacaoBrasil (acesso em 15/08/2016)